segunda-feira, 10 de maio de 2010

Receita basica para todas as Geléias


Receita Básica  para qualquer tipo de frutas...
 As Brancas  coloque-as  em agua e limão  quando descasca-las  para que não escureçam  antes  de leva-las ao  fogo
As coloridas  podem  ir diretamente...  Atenção nem todas as frutas contém pectina  então é aconselhavel  cozinhar  uma maçã decascada  e  fazer um pur~e   e adicionar  nas frutas  que  serão geléias
 Receita Basica
 Para cada 2 kilos de Frutas 1 Kilo de açucar CRISTAL..
 Cerejas amoras  e framboesas  precisam da Maçã ( Pectina)


                                         

Geléia de damascos

Geléia de Damasco




Ingredientes:

200g de damasco seco

1/2 pacotinho de gelatina em pó branca sem sabor



Preparo:



Cubra os damascos com água e deixe de molho durante a noite.

No dia seguinte, escorra o excesso da água e leve ao fogo brando, mexendo constantemente até o damasco ficar bem macio, a ponto de se desmanchar.

Tire do fogo e passe pela peneira ou bata no liqüidificador.

Misture a gelatina com três colheres (sopa) de água fria e deixe descansar por uns três minutos.

Junte depois ao purê quente de damasco e mecha para derreter.

Se necessário leve novamente ao fogo.

Guarde a geléia em pote e leve à geladeira.




                                

Geléia de morangos


 Geléia de morangos:
 Para cada  2  kilos de morangos limpos e frescos 1 k de Açucar.
 Quando espumar  va  retirando esta  espuma  fora e descarte pois  são impuresas  da  fruta.
  Quando a geléia começar a perolar deixe  apenas mais  8 minutos.
 Acomode em vidros esterilizados , com tampas também esterilizadas  , tampe bem  apertado  e ferva  estes vidros  com a geleia  sem  bolhas dentro,  tirando o ar  com palito de bambu.... Ferva  por 40 minutos...e  retire e passe em agua fria,  este choque térmico é nescessario para retirar completamente o ar  do  interior dos vidros..


                                              

Compotas e geléias


  
                                                  





   Compotas são frutas em calda. Podem ser feitas para utilização imediata, colocadas em recipientes comuns, em geladeira. Mas a conservação desses doces, fora de refrigeração, exige armazenagem em vidros de boca larga, esterilizados, com tampas bem vedantes, também esterilizadas passando por um processo de pasteurização. Dessa maneira, com bastante higiene e pasteurização, esses doces poderão ser conservados, fora da geladeira, por período de tempo mais longo (um ano ou mais).




De acordo com o paladar, os doces poderão conter maior ou menor quantidade de açúcar. Hoje em dia, busca-se doce de melhor qualidade, com menos açúcar, ou com uso de adoçantes.



Diversas frutas se prestam para excelentes doces: goiaba, jaca, manga, limão, laranja, figo, carambola, mamão, caju, araticum, pêssego, abacaxi...



Para doces de jaca, manga, goiaba, laranja, limão e mamão verde é preciso preparar a calda de antemão e figo, caju e carambola são colocados em água quente junto com o açúcar: são doces mais demorados (levam, às vezes, um dia inteiro em fogo baixo ou algumas horas por dia, em três ou quatro dias).



Relação de água e açúcar para a calda



Calda rala 1 litro de água e 300g de açúcar

Calda média 1 litro de água e 500g de açúcar

Calda grossa 1 litro de água e 800g de açúcar ou partes iguais (em litros: 1 litro de água e 1 litro de açúcar)



Receita Básica de Compota



1quilo de frutas (maduras e firmes)

300 a 500g de açúcar

1 xícara (chá) de água



Lavar bem as frutas e cortá-las. Colocar camadas de frutas e açúcar em tigela de louça ou vidro. Deixar repousar uma noite (forma uma calda). Levar ao fogo a fruta com a calda e a água, deixando ferver por 5 minutos. Colocar num vidro esterilizado e ferver em banho-maria por 10 a 15 minutos. Retirar as bolhas de ar com faca de aço inoxidável e fechar bem. Deixar ferver até completar o tempo de cozimento, de acordo com o tamanho do vidro.



Tabela de cozimento



Vidro de meio litro: 15 minutos

Vidro de um litro: 30 minutos

Vidro de dois litros: 1 hora



Compota de Manga



2 litros de água

1,6 quilos de açúcar cristalizado

canela (folhas ou rama)

6 mangas grandes, sem fibras, cortadas no sentido do comprimento.



Levar ao fogo, em tacho de cobre ou panela grande, a água, o açúcar e canela para fazer uma calda grossa. Ao atingir o ponto de fio, colocar as mangas e desligar o fogo. Com cuidado, retirar os pedaços de manga para vidros previamente esterilizados, ainda quentes, e despejar a calda até 1 cm antes da borda. Fechar bem e ferver em banho-maria, por 40 minutos, em fogo médio.



Compota de Goiaba



2 litros de água

1,6 quilos de açúcar cristalizado

3 quilos de goiabas firmes, sem casca e sem sementes, cortadas ao meio (canoinhas).



Levar ao fogo, em tacho de cobre ou panela grande, a água e o açúcar para fazer uma calda grossa. Ao atingir o ponto de fio, colocar as goiabas e deixar em fogo médio, até ficarem macias. Com cuidado, retirar os pedaços, arrumar em vidros, previamente esterilizados (ainda quentes), e despejar a calda até 1 cm antes da borda. Fechar bem e ferver em banho-maria, por 40 minutos, em fogo médio.



Reservar a polpa das sementes para fazer geléia.



Compota de Jaca



1 jaca dura sem sementes(abrir com a mão ou usar faca inox)

2 litros de água

2 quilos de açúcar cristalizado

cravos (fechados em um saquinho, para facilitar o descarte do tempero).



Levar ao fogo, em tacho de cobre ou panela inox, a água, o açúcar e os cravos, e fazer uma calda grossa. Acrescentar a fruta e deixar cozer por meia hora. Colocar em vidros esterilizados e quentes, tampar e colocar imerso totalmente, em água quente, numa vasilha funda, em fogo alto, até ferver. Abaixar o fogo e manter em água fervente, por 40 minutos.



Compota de Laranja



20 laranjas (só a entrecasca branca já curtida e escorrida)

2 litros de água

2 quilos de açúcar cristalizado

cravos (fechados em saquinho)



Levar ao fogo, em tacho de cobre ou panela inox, a água, o açúcar e os cravos. Fazer uma calda grossa. Acrescentar as frutas e deixar em fogo brando, até ficarem macias. Pode-se fazer em algumas horas por dia, em vários dias.



Proceder como de praxe, para colocar em vidros.



É hábito usar laranja-da-terra, toranja e pomelo por causa da entrecasca (parte branca) espessa. Mas, existem laranjas caipiras, de entrecasca espessa, que podem ser utilizadas. Colher a fruta de vez (nem verde, nem muito madura). Passar em ralo fino, para tirar uma casca bem fina (pode ser com uma faquinha bem afiada). Cortar a laranja em quatro e tirar o miolo. Colocar a entrecasca em uma vasilha com água, que deve ser trocada várias vezes, por três ou quatro dias, até perder o amargor.



Compota de Mamão Verde (fitas enroladinhas formando rosinhas)



Preparo da fruta: colher o mamão verde, novo e, em seguida, abrir e limpar. Esfregar uma esponja de aço (tipo bombril) para tirar a película externa. Cortar em tiras na longitudinal, colocar ao sol, numa apá (espécie de peneira), durante uma tarde, para murchar. As tiras murchas ficam maleáveis para enrolar. Uma vez enroladinha, passar uma linha grossa (com auxílio de uma agulha) pelo meio, para firmar. Fazer assim, cordões de rosinhas, com umas trinta em cada um. Feito isto, colocar primeiro em água fria, por duas horas e depois em água fervente para amolecer e tirar o amargor.



1 mamão verde de tamanho médio (rosinhas ou cubinhos)

2 litros de água

2 quilos de açúcar cristalizado

canela (folhas ou rama).



Levar ao fogo, em tacho de cobre ou panela inox, a água com o açúcar e canela e deixar ferver até o ponto de fio. Colocar as frutas e deixar ferver em fogo baixo, até ficarem transparentes.



Quando o doce estiver no ponto, retirar os fios, para colocar nos vidros e seguir os mesmos procedimentos para acondicionar.



Compota de Figo Verde



Preparo da fruta: colher a fruta quando tiver um pontinho roxo. Colocar em água quente e ferver até ficar macia. Esfriar rapidamente, em água fria, e colocar num freezer, para congelar. Ao retirar do freezer, passar em água corrente, retirando a casca peluda. Voltar o figo ao fogo, em água fria, deixar ferver, para voltar a cor do fruto.



2,5 quilos de figos já preparados

2 litros de água

2 quilos de açúcar cristalizado

canela (folhas ou rama)



Levar ao fogo, em tacho de cobre ou panela inox, a água com o açúcar e a canela. Quando estiver fervendo, colocar as frutas escorridas, porém quentes. Deixar cozer, em fogo brando, até amolecer. Acondicionar em vidros, conforme procedimento já explicado.



Para secar os figos: reforçar a calda e depois que estiver bem grossa e os figos bem intumescidos, cheios de calda, passar por peneira, deixar secar ao sol e passar por açúcar refinado ou cristalizado, a gosto.



Compota de Caju



Preparo da fruta: Colher a fruta madura e com uma faquinha bem afiada retirar as caretas (pontos duros do cabinho e da inserção da castanha). Furar bem a fruta e espremer com a mão, com cuidado, para retirar o sumo.



2,5 quilos de cajus já preparados

2 litros de água

2 quilos de açúcar cristalizado.



Levar ao fogo, em tacho de cobre ou panela inox, a água com o açúcar. Quando estiver fervendo colocar as frutas.



Deixar ferver e abaixar o fogo. Quanto mais tempo o caju ficar no fogo, mais avermelhado ficará o doce.



Acondicionar em vidros, conforme procedimentos já explicados.



Para secar o caju, reforçar a calda e depois que estiver bem grossa e os cajus bem intumescidos, cheios de calda, passar por peneira, deixar secar ao sol e, se preferir, passar por açúcar refinado ou cristalizado.



Compota de Carambola



2,5 quilos de carambolas inteiras ou cortadas na transversal formando estrelinhas

2 litros de água

2 quilos de açúcar cristalizado

cravos (fechados em saquinhos)



Levar ao fogo, em tacho de cobre ou panela inox, a água com o açúcar. Quando estiver fervendo colocar as frutas. Deixar ferver e abaixar o fogo. Deixar cozer em fogo brando, até as frutas ficarem macias. Acondicionar em vidros, conforme procedimentos já explicados.



A carambola em tirinhas, seca ao sol fica ótima. Todas as frutas em calda podem sofrer o processo de secagem.